Nosso Blog

Como funciona a aposentadoria por idade urbana?

Ela tem o objetivo de protegê-lo financeiramente quando você já não tem mais a mesma disposição da juventude para trabalhar.

Se você contribui para a previdência social e, além disso, já completou os requisitos exigidos para a aposentadoria por idade, poderá recebê-la ao se aposentar.

ℹQuem tem direito à aposentadoria por idade urbana?
Todos os segurados do INSS que contribuíram para a previdência social e completaram os requisitos necessários para a aposentadoria por idade urbana têm direito a esse benefício.

⚖No entanto, você precisa saber que a Reforma da Previdência, em vigor desde 13/11/2019, mudou diversas regras previdenciárias, inclusive as dessa aposentadoria.

Por isso, atente-se aos pontos abaixo para saber se você tem direito à aposentadoria por idade urbana, com as regras anteriores ou posteriores à Reforma:

▪se você completou os requisitos até 12/11/2019, tem direito adquirido à regra da aposentadoria por idade urbana anterior à Reforma;
▪se você contribuía antes de 12/11/2019, tem direito à regra de transição da ▪aposentadoria por idade por já contribuir antes da Reforma, mas não conseguir se aposentar até a vigência dela;
▪se você só começou a contribuir a partir de 13/11/2019, tem direito à regra da aposentadoria programada, com os requisitos exigidos na nova norma previdenciária.

ℹQual o requisito etário para a concessão da aposentadoria por idade urbana?
O requisito etário, ou seja, de idade para a concessão da aposentadoria por idade urbana, varia um pouco entre a regra anterior e posterior à Reforma da Previdência.

No quadro abaixo, confira o requisito etário da aposentadoria por idade urbana:

✔Aposentadoria por idade urbana antes da Reforma
Regra de transição da aposentadoria por idade
▪Homem 65 anos de idade 65 anos de idade
▪Mulher 60 anos de idade 62 anos de idade

Aposentadoria programada
▪65 anos de idade
▪62 anos de idade

Gostou? comente abaixo ou compartilhe com quem precisa saber mais sobre esse assunto!

🤝Conte sempre conosco para defender seus direitos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Olá! Precisa de ajuda?
Olá! Tudo bem?
Como podemos ajudar você?